facheiro - significado y definición. Qué es facheiro
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es facheiro - definición

Pilosocereus pachycladus

facheiro         
sm (facho+eiro)
1 Aquele que conduz facho.
2 Lugar ou coisa em que se apóia o facho.
3 Bot Nome comum a vários arbustos, árvores e cactos brasileiros das seguintes famílias: Leguminosas-Papilionáceas (Lonchocarpus spruceanus), Anonáceas (Xylopia ligustrifolia) e Cactáceas (gêneros Cereus, Facheiroa e Zehntnerela); os exemplares destes últimos são também chamados facheiro-preto. F.-preto: nome dado a diversas espécies da família das Cactáceas.
Facheiro         
O facheiro, facheiro-azul ou mandacaru-de-facho (Pilosocereus pachycladus) é uma planta do gênero Pilosocereus e da família das cactáceas. É endêmica da região Nordeste do Brasil.
Forte da Quebrada         
  • Forte da Quebrada, Angra do Heroísmo.
O Forte da Quebrada, também referido como Reduto da Quebrada e Forte do Facheiro, localiza-se na península do Monte Brasil, na freguesia da Sé, na cidade e concelho de Angra do Heroísmo, na costa sul da ilha Terceira, nos Açores.

Wikipedia

Facheiro

O facheiro, facheiro-azul ou mandacaru-de-facho (Pilosocereus pachycladus) é uma planta do gênero Pilosocereus e da família das cactáceas. É endêmica da região Nordeste do Brasil. O facheiro atinge até dez metros de altura com ramificação verde-escuro e bastantes espinhos, ocorrendo nas caatingas dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia (Lima, 1996).

É uma xerófita utilizada em ornamentação, cujas emissões de brotações laterais, em formato de “braços”, criam efeitos ornamentais. Predomina na caatinga arbustiva e nas regiões mais elevadas (serras). É utilizada pelos pequenos agricultores como suprimento alimentar para os animais.[carece de fontes?]